Correio Popular Notícia



Software vai mapear agricultura familiar em Rondônia

Data da notícia: 01/02/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120202c1.jpg[/IMG](Da Redação) Um convênio firmado entra a Emater (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia) e o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) vai ajudar a monitorar e avaliar os resultados econômicos, sociais e ambientais das políticas de apoio ao desenvolvimento rural e seus impactos no aumento da produtividade e da renda nas unidades produtivas de agricultores familiares. Trata-se da implantação do Sig@livre sustentável, um sistema de cadastro e administração das atividades de assistência técnica na agricultura familiar. 25 extensionistas estão sendo capacitados para trabalhar com o sistema no território central do Estado.
O processo de monitorar e avaliar os resultados das atividades junto às famílias rurais é o principal objetivo do Pronaf sustentável ? Programa de Desenvolvimento Sustentável da Unidade de produção Familiar. De acordo com o Decreto n.º 6.882, a finalidade do programa é ?planejar, orientar, coordenar e monitorar a implantação dos financiamentos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária, com enfoque na concessão do crédito rural?.
A implantação do sig@livre sustentável é uma solução que informatiza a nova sistemática de apoio ao Pronaf Sustentável e trabalhará, através do sitio eletrônico com levantamentos que permitirão obter o diagnóstico da família e da propriedade; orientar e promover o planejamento das ações de assistência técnica e extensão rural; e gerenciar procedimentos de liberação e utilização de crédito para as atividades planejadas.
O programa vem sendo trabalhado desde 2008 e já foi implantado nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Maranhão. Em Rondônia já foi iniciado um trabalho piloto nos municípios de Machadinho do Oeste, Pimenta Bueno e Porto Velho, quando da operação Arco Verde no Estado.

CAPACITAÇÃO - O convênio firmado entre o MDA e a Emater conta com suporte da Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária) e prevê o atendimento a 850 famílias nos 13 municípios que integram o Território Central de Rondônia. Segundo Edna Benevenuto, responsável pelo setor de convênios na Emater, serão 17 técnicos no campo e cada um levantará o diagnóstico de 50 famílias.
Para capacitar esses técnicos, e outros que estarão acompanhando administrativamente o processo, o MDA encaminhou dois monitores: Thiago Silva Gomes. Geógrafo, responsável pelo crédito na Secretaria de Agricultura Familiar (MDA/SAF), e José Henrique da Silva, engenheiro agrônomo do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção (MDA/DFPP). Segundo Thiago, que tratará de conceitos sobre GPS e Geoprocessamento, o objetivo é nivelar e fornecer informações para que os extensionistas possam trabalhar com o sistema. ?Com o Pronaf Sustentável será possível visualizar o resultado de ater na família, inclusive a evolução do nível de escolaridade, bens de consumo, etc.?, disse o geógrafo.

Fonte:






Noticia vista 1782 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.